Frutas da estação: é melhor para a saúde física e planetária

É muito comum encontrarmos durante o ano todo diferentes tipos de frutas disponíveis em feiras livres e supermercados. Porém, boa parte dessa abundância é resultado do uso de algumas técnicas de produção agrícola que envolvem adubagem e sementes modificadas, o que não costuma ser bom para saúde e para o meio ambiente.

Apesar da metodologia ser frequentemente aplicada para aumentar a produção, a melhor maneira de  aproveitar os benefícios oferecidos pelas frutas é comprá-las na época da safra natural. Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Domingo Haroldo Reinhardt, qualquer tipo de produção em escala comercial faz uso dessas técnicas, o que possibilita a oferta do produto fora de sua época natural.

Os fertilizantes químicos, muito usados na agroindústria, aumentam o teor de água dos produtos e  reduzem seu valor nutritivo e seu sabor, além de empobrecerem o solo em longo prazo. “A utilização dos adubos químicos, dos defensivos agrícolas e das sementes modificadas formam um círculo vicioso, porque essas plantações necessitam cada vez mais de adubação e proteção de químicos para se desenvolver” – explica o pesquisador da Embrapa.

Conheça o ciclo natural de cada fruta na tabela abaixo:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s