O Ofurô

Ofurô é uma palavra de origem japonesa que tem por objetivo denominar certo tipo de banheira. Traduzindo literalmente quer dizer: “O sublime lugar do calor”. Seu comprimento é menor e sua profundidade é maior que a ocidental permitindo que a água chegue à altura dos ombros de uma pessoa sentada, pois fica-se em posição fetal.
Japão tem um profundo respeito pelas suas tradições e o ofurô data do século XII e até hoje ele é um ritual diário entre as famílias, praticado geralmente à noite, antes de dormir. É um banho compartilhado por todos os integrantes da casa e possuí mais a função de higiene mental do que limpeza física. Assim sendo, a higiene de cada um deve ser feita previamente, pois a água deverá servir a todos, sem ser trocada.

Tipos de Ofurô

Onde Instalar o Ofurô

Tratamento da Água
Manutenção
Benefícios do Ofurô

Recomendações

  • Se estiver grávida ou com algum sintoma agravante, é necessário consultar o médico, só ele poderá dizer o que é melhor para a pessoa;
  • Não ingerir estimulantes, álcool e drogas antes do banho de ofurô;
  • O banho de ofurô não é recomendado para mulheres no período menstrual;
  • Evitar tomar banho de ofurô após as refeições pesadas. Aguardar 2 horas;
  • Evite tomar banho de ofurô quente caso se sinta debilitado, com anemia;
  • Evite tomar banho de ofurô frio se tiver problemas respiratórios;
  • Não tome banhos de ofurô quentes se houver redução neurológica das sensações como perda de sensibilidade;
  • Evite tomar um banho de ofurô quente demais se houver um histórico de pressão alta ou doenças cardíacas. Procure um médico antes.

 

   
Exemplos de Ofurô dentro e fora da residência. Fonte das Imagens: Emarki | Canopus

São geralmente feitos de ripas de cedro polido e no Brasil é muito utilizado o cedro-rosa, mas existem outros modelos feitos em acrílico, fibra de vidro e outros plásticos apropriados.
   
Ofurô 1,30×70 de cedro-rosa da Multiforma. Fonte: Casa Claudia. | Ofurô retangular. Fonte: Radio-weblogs
    
Modelos de Ofurô. Fonte: IDT Banheiras | Ofurô Rapsel (modelo de madeira).
Pela tradição, se não forem feitos de madeira encaixada sem pregos ou parafusos, serão chamados de banheira. A madeira deverá ser de boa qualidade para que não empene e não deforme. A capacidade varia entre 300 e 900 litros em média.
Como a higiene é um ponto fundamental, eles não são feitos de alvenaria. A água é aquecida por um ebulidor elétrico ou aquecedor a gás. Quanto mais antigos, melhores eles ficam.
Eles podem ser tanto colocados em áreas internas das casas e apartamentos como externamente, em quintais e área de lazer.
 
Exemplos de Ofurôs externos. Fonte das Imagens: Ofurô de Madeira
Neste banheiro o ofurô está integrado ao ambiente. Fonte da imagem: Casa.com.br
Em caso de banheiras individuais e pequenas, geralmente a água é trocada a cada banho.
Quando eles são coletivos e as banheiras maiores e a água não é trocada, haverá a necessidade de filtração (equipamentos parecidos com os utilizados em piscinas), equilíbrio químico (correção do PH) e sanitização desta água (emprego de produtos químicos, de preferência sem cloro).
Se os ofurôs estiverem em ambiente aberto, deverá ser passado verniz, na parte externa,duas vezes ao ano. Caso ele esteja em ambiente fechado, bastará passar o verniz a cada dois anos, mas nunca dentro da banheira. Nas ferragens deverá ser aplicado um anti-ferrugem.
Lavar internamente apenas com escova e águaNunca deixar vazio por mais de 2 dias.
Caso haja equipamentos conectados, desligar a chave geral para evitar acidentes.
Os benefícios desses banhos são muitos. Além de proporcionar a união da família, também contribui para uma purificação mental, junto com a meditação, relaxamento muscular, alívio do stresslimpeza da pele, reequilíbrio hormonal. É recomendado como terapia no tratamento do reumatismo e da artrite além de melhorar a circulação sanguínea.
Podem-se acrescentar à água sais, pétalas de flores, óleos com essências. O tempo médio de um banho deverá ser de 20 minutos. A temperatura deverá ficar entre 35º e 40ºC de acordo com cada pessoa e cada caso.
Ofurô: um espaço de descanso. Fonte da imagem: Malapronta
A sala onde se coloca o ofurô deve ser aconchegante e acolhedora para que haja uma melhor sintonia entre corpo, mente e espírito. Podendo ser utilizada música ambiente.
A princípio qualquer pessoa pode fazer um banho de ofurô, mas algumas recomendações podem ser observadas:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s