Orquídea-bambu

As volumosas touceiras de orquídea-bambu revelam flores, geralmente róseas, que encantam pela delicadeza


Foto: Gui Morelli

Com mais de 35 mil espécies, as orquidáceas compõem uma das maiores famílias botânicas. As representantes são encontradas nos cinco continentes e, devido à grande diversidade, existem variedades adaptadas ao frio ou ao calor, à alta ou à baixa umidade do ar e ao sol pleno ou meia-sombra. Sem contar as variadas formas, cores e tamanhos das flores.

Mesmo com tanta multiplicidade, uma espécie despertou a atenção dos paisagistas e ganhou espaço nos jardins de todo o Brasil. Trata-se da orquídea-bambu ou arundina (Arundina bambusifolia) que, embora seja nativa de Myanmar, no sul da Ásia, ajustou-se muito bem ao clima tropical do País e floresce abundantemente durante quase todo o ano.

Segundo Solange Menezes, orquidófila e presidente da Sociedade Orquidófila Cantareira (Socan), da capital paulista, a planta pode chegar a 1,50 m de altura e formar touceiras volumosas, por isso, é comumente empregada como cerca-viva. “Não é usada em decoração de ambientes e nem desperta interesse como orquídea de coleção, mesmo tendo preço acessível. Seu principal mercado é o de paisagismo, pois combina muito bem com outras vegetações e fica perfeita quando disposta junto a muros e paredes ou constituindo conjuntos no meio da área verde.”

Para Carlos Rodaka, que produz a espécie na empresa Premium Seeds, de Florianópolis, SC, outros atrativos da orquídea-bambu são crescimento rápido, flores e folhagens bastante ornamentais e fácil cultivo.

As flores medem cerca de 6 cm de diâmetro e duram dois dias, mas como são sequenciais, ou seja, desabrocham novas diariamente, permanece florida por longos períodos. A tonalidade mais conhecida é a rosa-claro com labelo (pétala modificada) pink, mas também há branca, lilás e branca com labelo róseo. “A floração se estende da Primavera até meados do Outono. Em regiões de clima quente e úmido, essa temporada é prolongada”, afirma Rodaka.Link

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s