BANANA VERMELHA

Você sabia que existem bananas de casca roxa ou vermelha? A Banana São Tomé é uma delas. Existem dois tipos da São Tomé, que se diferenciam apenas na cor da casca, podendo ser também amarela. Essas bananas são pouco apreciadas, devido à polpa amarela e ao cheiro muito forte. No entanto, recomenda-se consumi- las cozidas, fritas ou assadas. A banana São Tomé chegou ao Brasil trazida pelos portugueses no século 16 e o nome faz referência ao país africano São Tomé e Príncipe, seu local de origem. No estado de Minas Gerais, o distrito de São Tomé, recebeu esse nome graças a uma abundante quantidade de bananeiras São Tomé encontradas no centro do antigo povoado. Nos dias de hoje é rara sua existência.

banana-vermelha (Musa acuminata) pertence ao grupo AAA, que é o mesmo da banana de Cavendish. É originária  do  Caribe.

O nome científico oficial da espécie é Musa acuminata (Grupo AAA) ‘Red Dacca’. Portanto existem vários sinônimos:
  • Musa acuminata (Grupo AAA) ‘Red’
  • Musa sapientum rubra
  • Musa sapintum var. rubra
  • Musa rubra
  • Musa × paradisiaca var. rubra
  • Musa acuminata ‘Cuban Red’
  • Musa acuminata ‘Red Jamaican’
  • Musa acuminata ‘Jamaican Red’

Nome Científico: Musa acuminata
Autor: Colla
Nome(s) Popular(es): Banana, Banana-vermelha
Família (Cronquist): Musaceae
Família (APG2): Musaceae
Gênero: Musa

Os nomes da planta em vários idiomas.
  • Birmanês: Shwe nget pyaw
  • Chinês: Hong guo jiao
  • Dinamarquês: Kubabanan/Aeblebanan/Rodbanan
  • Holandês: Rode banaan/Cubabanaan
  • Francês: Banane rouge/banane de Cuba
  • Alemão: Weinrote Banane/Kuba banane
  • Hindi: Chenkadali/Lal kera/Lal kela
  • Indonésio: Pisang Susu Merah
  • Italiano: Banana rossa/Banana di Cuba
  • Japonês: Baracoa
  • Malaio: Pisang raja udang
  • Português: Banana vermelha
  • Polonês: Czerwony banan
  • Cingalês: Rathambala
  • Espanhol: Tafetan morado/Tafetan (Colômbia)/Guineo morado (Cuba)/Plátano colorado (Equador e Porto Rico)/Banano rojo
  • Tagalo: Morado
  • Tâmil: Sevvazhai
  • Tailandês: Kluay nak
  • Malaio: Kadali
Wtf? As bananas-mistério!

Google,link,link,link ,link link

64 comentários sobre “BANANA VERMELHA

    • Olá Conceição,
      Em resposta a seu comentário,conforme pesquisa, recomenda-se consumi- las cozidas, fritas ou assadas.
      Quanto a consequência em relação ao consumo nos desconhecemos.
      Obrigada por seu comentário.
      Um abraço
      Denise Ramalho
      (Paisagismo Legal)

    • Marli disse:

      Querer mais! São uma delícia – como a nanica ou a prata. Sao menos produtivas, por isso (acho) não despertam interesse comercial. Mas são deliciosas, eu compro na feira orgânica, comi uma hoje. Não frito, não…

  1. Denise disse:

    oi só para constar a cidade de São Thomé das Letras no Sul de Minas Gerais, não tem nada haver com essa fruta, o nome é devido a uma imagem de São Thomé encontrada numa gruta.

    • dirnei aparecido machado disse:

      Boa tarde,

      na cidade de santa isabel-sp minha família tem uma chácara com aproximadamente 20 pes da banana são tome. Consumimos essa banana por toda a vida mesmo crua e apreciamos o sabor dela. Uma caracteristica dela é ser maior e mais suculenta que as tradicionais nanica, maçã, etc

      • Renato disse:

        Boa noite Dirnei.
        Estou precisando do “umbigo” da banana São Tomé, você teria como me enviar e quanto me custaria?
        Se for possível, combinaremos após sua resposta.

      • Oi dirnei gostaria de pelo menos 10 banana são Tomé por quanto vc vende qualquer coisa vou busca meu zap 11967063885 por favor me responde pois é para saúde do meu sobrinho que precisa

  2. Isis disse:

    Bom dia à todos, gostaria muito de conseguir uma muda de banana vermelha. O link indicado não responde. Sabem informar onde podemos conseguir? Estamos no interior do Rio de Janeiro, no sul fluminense, pertinho de SP e RIO. Email para contato: isisleitef@gmail.com. Agradecida, Isis

    • Olá Tomé,
      Gostei de saber que você quer plantar “banana vermelha” na Ilha da Madeira.Você pode encontrar link de venda desta planta e como conseguir mudas,diretamente com uma amiga nossa(Marina).É só ler os comentários deste post e boa sorte !
      Um abraço.
      Denise

  3. Walbert disse:

    Tenho um pé ou uma toceira em minha casa na Ilhabela. Acabei de colher o primeiro cacho da banana vermelha. ótima, muito suculenta e doce…adoramos!!!

  4. sheila ponticelli disse:

    Vi muitos comentarios de pessoas que querem muda da banana vermelha….meu nome e sheila sou do espirito santo…nao vi muitas dessas mudas aqui….ate agora so em meu terreno vi essa especie…de banana,mais, tenho mudas dela fiquei feliz em saber que ja cultivaram,,,e e boa pro consumo…confesso que fiquei com medo pois nunca vi…dessa especie….vamos espera madura pra ve como é….

  5. Edgar Machado disse:

    Não conheciamos essa JOIA rara. Minha esposa ganhou uma muda de banana nem fazia ideia do que seria.Quando apareceu o primeiro cacho, ela achou que estava estragada devido a cor arroxeada.Porém ao crescer o cacho ficamos impressionado quando amadureceu.Linda,maravilhosa de ver.Nos apaixonamos ,maravilhosa .Distribuimos várias pencas aos vizinhos e amigos. MARAVILHOSA.Resolvemos procurar na internet e achamos esse maravilhoso link. Agradecemos muito.

    • Ildimar Coelho de Souza disse:

      Valdir não vá com tanta pressa. Consiga uma muda e a medida que forem nascendo filhos você vai mudando. Pergunte a seus vizinhos que você termina ganhando uma muda.

  6. Juca Andrade disse:

    Sempre ganho desse tipo de banana aqui em Recife que meu filho e minha nora compram numa feira de orgânicos. Além de muito bonitas, são excelentes em todos os itens: maciez, homogeneidade, cheiro, sabor. Elas são bem fortes, bem cheias e as cascas racham quando madurecem parecendo que estão forçando para “nascer”. As cascas ficam lisas e brilhosas.
    Para mim valem muito! A plantação deve ser um show de contraste.

  7. Ildimar Coelho de Souza disse:

    Como no início da reportagem foi dito que a banana roxa pode ter casca vermelha ou amarela. Gostaria se possível, saber se a banana roxa é a banana casada são a mesma banana?

  8. lenir oliveira da silva silveira disse:

    eu tenho pés já produzindo, interessante que ao iniciar o processo elas nascem bem roxa depois ainda no cacho elas ficam vermelhas passam a ficar verde avermelhadas e ao amadurecer ficam bem vermelhas macias e bem doce, nós colocamos na vitamina, comemos frita ou cozida é muito gostosa… até verde pode fazer ensopado. valmir r.j.

  9. Olá, Denise!
    Você colocou 3 links no rodapé do seu post. Faltaram 3 links, de onde foram retiradas as fotos do meu blog. Duas fotos são de minha autoria (da banana-são-tomé e da Musa coccinea) e a da flor é de Maria de Lourdes Ruiz. Favor citar os links:
    http://www.nacozinhabrasil.com/2012/05/bolo-de-banana-com-nozes.html
    http://www.nacozinhabrasil.com/2011/06/banana-com-melado-e-gergelim.html
    http://www.coisascadecasa.com.br/
    Desde já agradeço pela correção,
    Gina

  10. Fábio Alves de Oliveira disse:

    Boa noite, meu pai tem cirrose hepática, e como tem 69 anos não tem como fazer transplante e me indicaram fazer um tratamento com goma da bananeira de São Tomé . Não sei se vai resolver, mas se não fizer bem ,mau não fara.
    preciso encontrar a bananeira para cortar a um paumo da raiz.
    se alguém puder me ajudar desde já agradeço.

  11. Fabiano disse:

    Bom amigo dono desse site, peço permissão para deixar aqui meu contato se me permite, pois tenho mudas dessa espécie de banana vermelha disponível para venda, caso interesse aos amigos deixo aqui meu contato fpontes14@hotmail.com

    Abraços

  12. Luciano Rangel disse:

    Boa noite….a todos….gostaria de saber qual tempo leva para pruduzir. Desde a muda até a fase adulta.esta espécie de banana.pois estou com muito interrese nesta espécie. ..pretendo prantar esta e a banana da terra ….a qual ja conheço e sei que frita e cozida e muito boa….e que todos dizem que a banana roxa tbm é otima para ser consumida assim tbm.grato pela atenção.

  13. alessandro disse:

    realmente deliciosa e porque não santa como dizem pelo fato de tanta versatilidade na culinária e remedios .
    tenho mudas diversos tamanhos a venda

    c alguem c interesar

Deixe uma resposta

