Como conservar móveis de madeira que ficam ao ar livre

Envolver os móveis com plástico protetor e aplicar óleo para madeira são formas de conservação

Por Ana Carolina Gabriel

como conservar moveis de madeira que ficam ao ar livre Como conservar móveis de madeira que ficam ao ar livre
Link

Foto: Thinkstock
Ambiente elegante e muito confortável. É assim quem tem objetos e móveis de madeira descreve sua casa. Com acabamento perfeito, as peças garantem estilo e proporcionam um certo aconchego para quem visita o ambiente.
Mas é preciso ter certos cuidados com os móveis que ficam do lado de fora da casa. Por estarem expostos ao sol, chuva e até aos insetos que roem as madeiras, eles podem danificar e em casos extremos, você corre o risco de perder a peça inteira.


Proteja seus móveis com capas de plástico ou outros materiais que são facilmente encontrados em lojas e supermercados. “Eu tenho uma mesa de madeira que fica na varanda da minha casa. Para proteger da chuva, cobrimos com um plástico bem reforçado e que seja impermeável”, comenta a dona de casa, Sueli Aparecida.
Cuidados que você tem que ter

Limpe o mobiliário, pelo menos, a cada 15 dias. Existem produtos específicos de limpeza para madeira. Além deles oferecerem um brilho extra, eles conservam e protegem o mobiliário por mais tempo. “Com uma flanela ou com um pano bem macio, passo o produto com cuidado em cima e embaixo de cada cadeira e mesa. Eles protegem e ainda deixam um cheirinho gostoso e de limpeza pela casa toda”, diz a dona de casa.
Não deixe o móvel molhar. Assim como as janelas e portas, os móveis de madeira podem ressecar, prejudicando a sua longevidade. “Em hipótese alguma o móvel deve ficar molhado. Caso respingue água, é importante passar um paninho seco para que a madeira não resseque ou fique feia”, alerta Sueli.
Aplique o óleo para madeira, com cuidado, pelo menos, uma vez por mês, afinal, ele hidrata e protege o material. “Esses óleos para madeira não são tão caros e podem ser encontrados em supermercados ou lojas especializadas”, indica a dona de casa.
Fique atento aos móveis. Assim como as janelas e as portas, faça uma avaliação anualmente se os pregos estão bem presos. “É preciso saber conservar sempre que possível. Observar se as madeiras estão bem intactas, se os pregos não estão enferrujados ou se a madeira está com farpinha”, diz Sueli.
Siga as instruções do fabricante para que sua peça fique bonita e conservada por mais tempo. “O móvel deve vir com instruções de cuidado. Se a pessoa seguir rigorosamente as dicas que são sugeridas, o móvel ficará bonito por muito mais tempo e em bom estado de conservação”, recomenda a dona de casa.
Evite dispor seu móvel em gramas, afinal, podem conter insetos que facilmente prejudicarão o seu mobiliário. “O ideal é dispor o móvel em ambientes sem terra ou barro e que tenha um piso bem limpinho. Em casas de sítios ou fazendas, a atenção deve ser redobrada para que nenhum inseto prejudique o material”, finaliza a dona de casa.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s