AGRIÃO (NASTURTIUM OFFICINALE): PLANTA COMESTÍVEL E MEDICINAL

A salada de agrião é amada por alguns e odiada por outros, a verdade é que dificilmente encontramos pessoas que gostem mais ou menos dessas folhas. Porém, mesmo com aquele gostinho amargo que pode ser ardido o agrião é uma planta que possui características medicinais. Se você sempre torce o nariz para colocar o agrião no seu prato saiba que ele pode fazer toda a diferença na sua saúde. Conheça melhor o Nasturtium officinale, que pertence a família Brassicaceae. Com certeza a sua opinião vai mudar pelo menos um pouquinho…
Agrião (Nasturtium officinale): Planta Comestível e Medicinal

Agrião (Nasturtium officinale): Planta Comestível e Medicinal

Ficha Técnica do Agrião

O nome científico do agrião é Nasturtium officinale, na sua definição ele se encontra na categoria de folhas e flores, Plantas Hortícolas e Plantas Aquáticas. Dentre os climas em que essa planta herbácea se dá bem podemos destacar o Mediterrâneo, Temperado, Continental, Equatorial, Oceânico, Subtropical e Tropical. A origem dessas folhas é a Ásia e a Europa e precisa de luminosidade de sol pleno para se desenvolver. O seu ciclo de vida é anual e perene, plantar agrião na sua horta pode ser uma boa opção. Essa é uma planta herbácea e perene que cresce bem rapidamente, uma curiosidade é que há muitos anos ela é utilizada como salada e também como planta medicinal. O seu caule é tenro, carnoso, verde, glabro e fistuloso (isso quer dizer que ele é oco). O agrião nos surpreende podendo alcançar bem facilmente 70 cm de altura. As folhas do agrião são alternadas, pecioladas e pinadas com cerca de 3 a 11 folíolos. As suas raízes principais e adventícias surgem dos nós do caule que fica submerso. No verão as inflorescências despontam e apresentam lindas flores brancas, com quatro pétalas cada.

O Sabor do Agrião

Um dos motivos que afasta o agrião da mesa de muitas pessoas é o seu sabor, bastante picante não agrada a todos os paladares. O consumo do agrião pode ser feito cru, em saladas ou mesmo cozido, também refogado, em sopas e em outros pratos salgados. Além do consumo alimentício o agrião pode ser usado como planta medicinal. Para se ter uma ideia ele está presente na composição de um grande número de fitoterápicos populares como xaropes com mel e também compostos com outras plantas terapêuticas. Uma verdura rica em minerais como o ferro, iodo, cálcio e manganês bem como em vitaminas A, C e do Complexo B. Pela sua beleza é uma planta que pode ser usada com fins paisagísticos, pode ser cultivada em rios e lagos ornamentais. Um toque sustentável para o seu jardim uma vez que fornece alimento e também remédio. Trata-se de uma planta que funciona como um excelente abrigo para a avida aquática. Nesses casos é importante que o crescimento do agrião seja controlado, essa planta tem a capacidade de espalhar muito rapidamente.
O Sabor do Agrião

O Sabor do Agrião

Cultivando o Agrião

O cultivo dessa planta que é perfeita tanto para a alimentação como para cuidados medicinais deve ser feito a pleno sol. O solo deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica, a irrigação diária é importante. Manter o solo inundado constantemente também é uma alternativa. Uma planta que aprecia água corrente e limpa, outro cuidado importante é adubar periodicamente. A colheita do agrião deve começar a ser feita com cerca de 50 dias do começo do verão e 70 do início do inverno. Vale destacar que essa planta aguenta até 4 cortes seguidos. Depois de 4 cortes é necessário reformar o canteiro, a multiplicação é feita por semenets e estaquia.

O Uso Medicinal do Agrião

Indicações

O agrião é recomendado como planta medicinal em casos de infecções respiratórias, bócio, atonia muscular, inflamações, infecções na pele, desnutrição, anorexia dentre outras enfermidades.

Propriedades do Agrião

Dentre as propriedades especiais do agrião estão a função adstringente, antitérmica, anti-inflamatória, antitussígena, antiescorbútica, diurética, fluidificante, expectorante, cicatrizante, hidratante e descongestionante.

Partes Utilizadas

Toda a planta pode ser utilizada de forma medicinal.

Como Usar o Agrião Medicinalmente

O agrião pode ser usado sob a forma de suco in natura, xarope ou mesmo na forma de saladas. Confira agora algumas dicas de como fazer o melhor uso do agrião para o tratamento de diferentes enfermidades.

Sob a Forma de Compressas

As compressas feitas com agrião são indicadas para quem deseja descongestionar a pele (limpar para evitar problemas como acnes, por exemplo), tratar manchas, acnes e sardas.

Cremes, Loções e Compressas

Já é possível encontrar alguns produtos industrializados feitos com base de agrião na forma de cremes e loções. É possível tratar de abscessos como cravos e espinhas e também de frieiras nos pés e feridas.

Cataplasma

Ajuda a promover a cicatrização, tratar eczemas, úlceras escorbúticas, escrofulosas entre outros problemas.

Chá de Agrião

Quem está enfrentando uma bronquite pode apostar na decocção de uma colherada de folhas frescas numa xícara de água. Para isso ferva durante três minutos as folhas em fogo moderado, filtre por mais uns 10. Acrescente o suco de limão, tomate fresco ou laranja. Beba duas ao dia. Esse chá também funciona como diurético.

Consumo de Folhas e Talos em Saladas

O consumo do agrião na forma de salada é perfeita para quem deseja combater doenças como diabetes, bócio, problemas digestivos e promover a eliminação de ácido úrico.

Infusão a Frio

A infusão a frio de agrião é feita com uma colher bem cheia de folhas e flores frescas da planta numa xícara de água. É importante deixar a noite toda, esprema bem o agrião e filtre. Beba a infusão de manhã em jejum. Contribui para a prevenção de muitas doenças.

Loção Para Melhorar Problemas de Pele

Quem está com a pele avermelhada por causa do sol pode usar uma loção com 50 gramas de suco de agrião e 10 gramas de essência de amêndoas a amargas. Isso ajuda a tratar a pele que está sofrendo pela ação do vento ou do sol.

Mastigando Agrião

Uma forma de melhorar a salivação e reforçar as suas gengivas é através da mastigação de folhas de agrião todos os dias.

Combatendo a Tosse

A combinação de suco de abacaxi ou mel e suco de agrião pode ajudar a melhorar problemas como tosse, bronquite, tuberculose pulmonar, catarros e outros. Viu como o agrião pode ajudar e muito a manter o seu organismo saudável? Link
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s