Saúde e bem estar ao alcance de todos com as nossas frutas tropicais

Somente o limão Taiti brasileiro é suculento

 

Cheiroso e cheio de sabor, combinando com muitas variedades de bebidas, tornando os drinques muito mais atrativos e aromáticos.
  • Disponível todo o ano, o limão Taiti pode tornar muitos pratos saborosos e saudáveis, pois apresenta grande quantidade de vitamina C natural.
  • Sob a forma de suco, é insubstituível no tempero e condimentação de saladas, acompanhando pratos com refinamento e sem adicionar calorias, como exemplo pratos à base de peixe, frutos do mar, entre outros.
  • Os esportistas conhecem os benefícios de uma limonada: além de refrescante é um excelente tônico repositor energético.
  • Caracteriza-se pelo alto teor de vitamina C, além de cálcio, ferro e minerais.
  • Por possuir pouca caloria, o limão Taiti brasileiro é particularmente bem adaptado às exigências alimentares atuais, pelo alto teor de nutrientes úteis e baixo valor calórico.
  • Seu suco pode ser utilizado para cobrir abacates cortados, bananas, pêssegos, pêras ou maçãs, para prevenir o escurecimento. E ainda, experimente usar o suco do limão Taiti brasileiro para manter a couve-flor branca durante seu cozimento.
  • Você pode encontrar os limões produzidos em São Paulo o ano inteiro

COMO ESCOLHER 


  • Prefira os frutos que apresentam casca verde-brilhante, lisa e macia.
  • Evite frutos muito maduros, com pouco suco, manchas contrastantes, lesões, queimaduras, casca seca e muito dura. 
  • ABACAXI

  • Doce, perfumado, suculento e saboroso, o abacaxi pode ser consumido a qualquer momento.
  • A denominação indígena “inakati” ou fruta “cheirosa” ilustra apenas uma das características desta delícia tropical, bem difundida no Brasil e produzida praticamente durante todo o ano.
  • O abacaxi (Ananas comosus), também conhecido como ananás ou piña, como é chamado nos países de língua espanhola, apresenta-se como uma fruta original pelo seu sabor e aroma característicos.
  • Não é uma fruta energética, possui um nível de caloria equivalente as maçãs e pêras, mas contêm altas porcentagens de vitaminas A, B e C, carboidratos, sais minerais e fibras.
  • Apresenta uma propriedade ímpar, somente presente na papaia, que são enzimas (proteínas) que facilitam a digestão de carnes ingeridas na mesma refeição.
  • No Brasil várias espécies são cultivadas, como o abacaxi amarelo (smooth cayenne) com frutos em forma cilíndrica, casca alaranjada, polpa cor amarelada, com alto teor de açúcar e elevada acidez; e mais recentemente seus híbridos como o MD2 ou Golden.
  • Destaca-se também no Brasil a variedade Pérola, com perfume forte, polpa refrescante, doce e cheia de caldo. Os frutos têm forma cônica, casca esverdeada – mesmo quando maduros – e polpa branco-pérola e pouco ácida.
  • Todas as variedades plantadas no Brasil são recomendadas para produção de sucos, compotas, frutas cristalizadas, desidratadas, geléias, além de refrescantes sobremesas como mousses, cremes e pudins.
  • Você pode encontrar o abacaxi produzido, no Estado de São Paulo durante todo o ano.

COMO ESCOLHER O ABACAXI

  • Ao escolher os frutos considere se o consumo será imediato ou não.
  • Somente adquira abacaxi com coroa, que só deverá ser retirada no momento de consumo.
  • Ao escolher os frutos, além do estágio de maturação, devem ser observadas: uniformidade e forma, ausência de podridões, queimaduras de sol, manchas anormais, batidas, rachaduras e exsudações, sendo que as folhas da coroa devem estar verdes e erguidas.
  • Escolha somente frutas com bom aspecto e aroma característico. Se estiverem pré-embaladas leia com atenção as instruções e a data de validade.

    Ameixa

  • A Ameixa (Prunus spp) é o fruto da árvore da família das Rosáceas, que inclui muitos tipos com tamanhos, formas, cores e sabores que dependem das variedades;
  • São frutas produzidas em regiões mais frias;
  • É uma fruta com teor de água elevado, com alguns componentes que a tornam levemente laxante;
  • A ameixa brasileira com bastante polpa e suculenta é uma das frutas mais apetitosas e refrescantes;
  • A ameixa é muito rica em antocianinas, que proporcionam sua cor externa avermelhada característica e que com antioxidantes combatem os radicais livres;
  • É uma fruta pouco calórica e, portanto, uma excelente opção quando se busca frutas menos energéticas;
  • Você pode encontrar as ameixas produzidas no Estado de São Paulo de setembro a novembro.

COMO ESCOLHER A AMEIXA

  • Ao comprar as ameixas assegure-se de que estejam firmes.
  • Se compradas ainda um pouco verdes, convêm deixá-las a temperatura ambiente para que maturem.
  • As ameixas quando compradas maduras, devem ser guardadas por poucos dias em geladeiras 
  •   ACEROLAhttps://i0.wp.com/www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK20420_acerola800.jpg 
  • A acerola, também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-bárbaros, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.
  • O fruto é pequeno e arredondado, quase esférico, apresenta cor forte quando maduro, variando entre os tons alaranjados e púrpura.
  • Possui sabor levemente ácido e perfume semelhante ao da maçã. 
  • É rica em vitamina C, que chega a ser de até 5000 miligramas por 100 gramas de polpa, com apenas dois frutos as necessidades diárias de vitamina C são sanadas. 
  • A fruta também contém vitaminas A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro
  • Você pode encontrar a acerola fresca, produzida no Estado de São Paulo de outubro a março ou congelada durante todo ano.

COMO ESCOLHER


  • Não escolha frutos com imperfeições, como manchas ou rachaduras na casca
  • A acerola pode ser congelada inteira ou em polpa para conservar por mais tempo 
  •  MANGA
  • Manga é considerada a rainha das frutas tropicais, pelo sabor e suculência, sendo a qualidade proporcionada pelos pomares do Brasil insuperável.
  • A manga é essencialmente uma fruta tropical, necessita de calor e sol durante todo o ano.
  • Excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas esta suculenta fruta é recomendada para todas as idades.
  • Não é calórica como muitos pensam, situando-se entre a maçã e a cereja.
  • A manga quando madura é rica em vitamina A. É recomendada contra resfriados, pois contém uma quantidade razoável de vitaminas B e C, sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, cobre e magnésio.
  • Graças ao seu alto teor de fibra, a manga também ajuda na normalização do sistema intestinal.
  • Você pode encontrar as mangas produzidas no Estado de São Paulo de outubro a fevereiro

COMO ESCOLHER

  • A manga boa para o consumo não deve apresentar batidas, rachaduras, tons cinza ou manchas escuras na casca.
  • Ao cheirar a fruta, seu aroma deve ser fresco e com agradável aroma de fruta.
  • A cor não é sempre um indicador único da maturação: algumas variedades se tornam amarelas quando maduras, outras apresentam coloração vermelho, vermelho amarelado ou verde alaranjado.  
  • Fonte http://www.ibraf.org.br/frutassaude/saude.asp
  • KIWI

    Essa fruta exótica foi incorporada nos costumes alimentares da população brasileira há muito pouco tempo. Com uma estranha aparência que não agrada muitas pessoas, depois de ser saboreado, com seu gosto levemente azedo, o kiwi vai ganhando seu espaço na preferência de muitos.

    Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela FDA (Food andy Druy Administration – US) comprovaram que o kiwi é uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.

    A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o riso de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico. A vitamina B6, A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, estas agem atenuando às rugas da pele.

    Alguns dos elementos minerais que o compõe, o cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados, além das quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

    Por causa da clorofila, é uma das poucas frutas de coloração verde quando madura. Confira algumas delícias que você pode fazer com o kiwi: Suco de Abacaxi, Kiwi com Hortelã Sashimi de Kiwi. Link

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